Sinto que é realmente necessário justificar o motivo da minha looonga ausência. O que aconteceu foi algo muito comum, que acontece todos os dias com alguém e certamente já aconteceu com algum conhecido seu... Eu havia excluído minha conta do google e vou explicar o porquê.
Certo dia - não me lembro muito bem qual, foi em meados de outubro - resolvi acessar o orkut e ver como andava meu perfil. Foi quando o alerta vermelho apareceu, taxativo: “A senha digitada não coincide com a senha armazenada no Windows para este nome de usuário”. Tentei de novo e de novo e de novo. “Prooonto! Invadiram meu orkut!”. Dito e feito.
Através do perfil da senhora minha mãe, observei que haviam invadido meu perfil e mudado minha senha, além de terem alterado minha frase (aquela que fica logo abaixo do: “Bem vindo, Fulano de Tal!”) e mandado um recado extremamente tosco para meu amigo Cleber.
Depois de alguns dias de solicitações de exclusão e denúncias de conta invadida, finalmente tive meu perfil deletado.
Bem, depois disso, passei a refletir sobre algumas coisas:
- O que a pessoa ganhou com isso? Digo, se a intenção era prejudicar minha vida e meus relacionamentos, não houve sucesso. O Cleber, que recebeu o recado, além de todas as outras pessoas que visitaram minha página nos dias anteriores à exclusão, sabiam que não era eu quem tinha escrito aquilo. Quem me conhece sabe que eu não sou capaz de escrever tanta asnice. A pessoa provavelmente quis de divertir por um tempo curto, que durou até a exclusão. E o resultado disso? Minha vida está igual, minha amizade com o Cleber e com meus outros amigos também.
- O que leva uma pessoa a fazer isso? Bem, até onde eu sei, não dou motivos para ninguém sentir raiva/inveja/ciúmes de mim, salvo em casos em que não há motivo (um fulano da vida acorda num belo dia e resolver curtir com a cara de algum desconhecido). Penso que a melhor demonstração de inferioridade que alguém pode cometer é justamente se preocupar tanto com o outro, a ponto de pensar que prejudicar é melhor do que tentar reunir forças e melhorar de vida. Ao sentir-se inferior ao prejudicado, a pessoa tenta destrui-lo. Contudo, ao invés de enfrentar a situação honestamente, invadir um orkut parece ser a via mais rápida, simples e estúpida, o que está plenamente de acordo com o caráter de quem fez.
- Tudo bem, posso estar reclamando demais. Afinal, foi só um recado e uma frase alterada... Mas imagina quem tem não só o orkut mudado, mas também as fotos, as comunidades, os recados, o "quem sou eu"... Toda uma imagem destruída! Para todos os casos, há uma vingança possível: Ir na delegacia de crimes virtuais, rastrear o número do pc e cumprir todo o protocolo. Hoje isso está muito mais acessível. Essa atitude pode até mudar o comportamento do culpado, mas este não deixará de ser deprimido e frustrado em relação aos outros. Vai continuar alimentando um ódio absurdo. Bem, disse uma vez Bernard Shaw: "O ódio é a vingança do covarde". E ponto.
- Bem, posso dizer que há males que vêm para o bem. Aprendi com isso, que orkut, além de estabelecer contato com amigos e entes distantes, não tem muita utilidade. É claro que conhecer gente nova é legal, ver fotos de pessoas queridas, também. Mas um orkut, quando mal usado, só serve com um reduto de exibicionismo declarado.
- Por fim, quero dizer que estou muito feliz em voltar a escrever aqui. Julgar os outros é errado. Quantas vezes senti ciúmes/inveja/raiva de alguém. Porém, não demonstrei. Sabe, sou muito da filosofia do "tudo que vai, volta". Tenho toda certeza de que a pessoa que fez isso, será prejudicada algum dia em algum outro aspecto de sua vida. Não é maldição nem nada. É que uma pessoa que faz isso, tem segurança o suficiente para fazer coisas piores. Sem ser piegas, mas a frase é boa: "O mal da ignorância é que vai adquirindo confiança à medida que se prolonga." (Autor desconhecido). E ponto.